BE defende prolongamento do fundo de compensação a pescadores de Esposende

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda e presidente da comissão parlamentar de ambiente, esteve reunido com a direção do Parque Natural Litoral Norte – ICNF e a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), na passada sexta-feira. Em discussão estavam questões relacionadas com a erosão litoral de Esposende e destruição das barreiras de proteção.

Pedro Soares afirma que “é necessário reforçar a restinga, para garantir a estrutura que protege a cidade e também para a manutenção das características do estuário do Cávado”, defendendo uma “intervenção continuada através de um plano de dragagens constante e permanente, que possibilite manter a estrutura dinâmica”.

Para o deputado bloquista, “o recurso a serviços externos para dragagem dos vários municípios do norte de Portugal é elevado”, pelo que “poderia haver um programa intermunicipal de dragagens, com dragas construídas localmente”.

Pedro Soares informou também que o BE apresentará uma iniciativa no parlamento para “garantir o prolongamento do fundo de compensação salarial para os pescadores de Esposende”. “A barra já se encontra encerrada pelo capitão do Porto há quase dois meses e, no próximo mês, deve ser possível garantir algum rendimento a estas pessoas”, concluiu.