Share |

Pedro Soares visita Tibães para averiguar alegado tratamento de resíduos perigosos a céu aberto

O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Braga, Pedro Soares, visitou o bairro de Ruães, em Mire de Tibães, Braga, para averiguar a situação de uma fábrica que alegadamente se encontra a tratar resíduos perigosos a céu aberto. A instalação fabril situa-se entre o posto médico da freguesia e um aglomerado habitacional e tem despoletado várias queixas da população à Junta de Freguesia, conforme indica o Presidente da JF, José Magalhães Gomes.

De acordo com o que foi possível apurar pelo deputado Pedro Soares junto dos moradores, os prejuízos para a sua vida são muitos, desde logo pela libertação de partículas sólidas poluentes para o ar envolvente e pela propagação de insetos, que impedem a utilização normal dos espaços exteriores das habitações.

Em causa está também a possibilidade de problemas de saúde pública, uma vez que a acumulação destes resíduos no ar causam graves problemas respiratórios na população e as árvores de fruto estão a morrer.

O Bloco de Esquerda empenha-se em garantir que as populações tenham qualidade de vida e que as atividades empresariais poluentes sejam desenvolvidas dentro dos parâmetros legais e afastadas de zonas de habitação. Por isso, em breve, questionará o Ministério do Ambiente, a fim de esclarecer e resolver esta questão.