Share |

José Maria Cardoso é o cabeça de lista às Eleições Legislativas

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda aprovou, no passado sábado, os primeiros candidatos e candidatas às próximas eleições legislativas, que se realizam a 6 de Outubro de 2019.

 

Comunicação:

Começar por enaltecer e reconhecer o trabalho / empenho de todos quantos até hoje construíram o Bloco no distrito – Muita gente já por aqui passou e deixou marca

Elogiar e reconhecer o trabalho de Pedro Soares como deputado sempre presente e que muito contribuiu para a consolidação do BE no distrito

O Bloco, que na sua matriz fundacional se define como um partido pluralista oriundo de diferentes pensamentos políticos, tem como grande contributo para a esquerda ter criado a unidade sem perder a individualidade, ou seja, ocupou um espaço político de interesse coletivo comum sem que isso implique a uniformidade.

Temos diferenças e cultivamo-las com toda a naturalidade, temos opiniões contrárias e debatemo-las com afinco e respeitabilidade, porque sabemos que o que nos une é sempre muito superior e muito mais importante.

Tivemos um debate interno, que tem vindo a ser trabalhado desde Janeiro, sobre todo este processo de escolha dos primeiros nomes da lista. Assumimos o compromisso de que todo este debate estar cingido ao conhecimento restrito dos órgãos institucionais do partido - Comissão Distrital e Secretariado Político. Tivemos de seguida um período de debate com as coordenadoras concelhias e por fim o conhecimento das posições a todos os aderentes do distrito, terminando num Plenário de aderentes que decorreu no dia 1 de Junho com a aprovação de uma lista com os 4 primeiros nomes. Esta foi para aprovação da Mesa Nacional – 1/5 dos elementos efetivos da lista, em reunião que decorreu este sábado.

Depois de passados todos estes democráticos e participados trâmites estatutários de debate e confirmação, é que estamos agora em condições de vos apresentar os primeiros candidatos da lista do BE às próximas legislativas:

  1. José Maria Cardoso, 58 anos, residente em Barcelos. Professor e dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Norte (SPN). Licenciado em Geografia e pós-graduado em Sociologia Portuguesa Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, é membro da coordenadora concelhia de Barcelos, da coordenadora e do secretariado distrital de Braga. Membro do Bloco de Esquerda desde a sua fundação, foi cabeça de lista pelo círculo de Braga às eleições legislativas de 2002 e segundo candidato em 2005 e em 2009. Foi cabeça de lista à Câmara Municipal de Barcelos em 2001 e 2013 e à Assembleia Municipal de Barcelos em 2009 e 2017, sendo atualmente deputado municipal.

  2. Alexandra Vieira, 52 anos, reside em Braga. É licenciada em Ensino de História e Ciências Sociais e mestre em Sociologia da Educação e Políticas Educativas, pela Universidade do Minho. É professora e dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) e é vice-presidente da Civitas Braga - Associação para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, desde 2016. Integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, bem como a Coordenadora Nacional de Trabalho e a Coordenadora Concelhia, a Coordenadora e Secretariado Distrital de Braga. É deputada municipal em Braga, desde 2017.

  3. Sónia Ribeiro, 43 anos, reside em Guimarães. É técnica de ótica e Presidente do Sindicato do Comércio, Escritórios, e Serviços do Minho. Integra a Mesa Nacional do BE e é membro da Coordenadora Concelhia de Guimarães e da Coordenadora e Secretariado Distrital de Braga. É deputada municipal em Guimarães.

  4. Miguel Martins, 18 anos, natural da ilha da Madeira e residente em Barcelos. Estudante na Universidade do Minho, ativista social e estudantil. 

- Vamos continuar este trabalho de consensos e de total abertura para compor a lista com pessoas que reproduzam diferentes setores de trabalho, equilíbrio de idades, alargamento de proveniências e locais de residência, militância partidária e independentes, ou seja, uma verdadeira representatividade política e social do distrito

– A intenção é a de envolver sempre o máximo de pessoas nas escolhas com o máximo de democraticidade no processo. Participação ativa de todos quantos queiram estar connosco.

- A mesma preocupação estará presente na construção do programa eleitoral, que seguindo as linhas orientadoras do programa nacional que também está a ser construído com os contributos de todos – Justiça Energética para responder à Emergência Climática; uma Economia para toda a gente como uma espécie de democratização da Economia; Exigência de cumprimento dos direitos no emprego como dignificação do trabalho; Politicas de investimento nos Serviços Públicos com qualidade, no equilíbrio e coesão social entre mundo rural e urbano, entre o litoral e o interior, no Ordenamento Territorial que permita melhor, mais eficaz e ecológico aproveitamento do espaço disponível para a agricultura, a indústria, a floresta, as cidades. Afirmar direitos contra o Conservadorismo e o Preconceito – como o direito à vida independente das pessoas com deficiência; direitos contra a homofobia e a transfobia, a Despenalização da morte assistida; a Defesa do bem-estar animal.

O programa eleitoral para o distrito está a ser construído pela auscultação e colaboração de aderentes e simpatizantes do BE, pelo contributo de especialistas em matérias específicas, com muitos independentes que connosco querem trabalhar.

É assim que queremos fazer. Envolver o maior número de pessoas, tornando-os atores diretos do que a todos diz respeito. Esta é a nossa identidade, a nossa matriz genética da política.

Consolidada que está a democracia representativa, compete-nos criar condições para o exercício da democracia participativa.

Contem connosco, BE Braga, para a defesa intransigente dos valores em que acreditamos, dos princípios democráticos, dos direitos e da qualidade de vida a que temos direito, da valorização endógena dos recursos e potencialidades que territorialmente compõe o nosso distrito, das pessoas, da identidade que nos caracteriza.

Assim faremos, porque assim somos!

 

Braga, 17 / junho / 2019