Share |

Bloco quer conhecer número de funcionários em falta nas escolas do distrito de Braga

O Bloco de Esquerda anunciou, na tarde desta terça-feira, a entrega de requerimentos na Assembleia da República com vista a conhecer a realidade e fazer o levantamento exaustivo das carências de assistentes operacionais em todas as escolas do distrito de Braga.

Em declarações à imprensa, a deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo círculo eleitoral de Braga, Alexandra Vieira, afirma que “os assistentes operacionais constituem um grupo profissional indispensável ao funcionamento da Escola Pública”, uma vez que “são responsáveis por tarefas de segurança e limpeza, mas também de apoio aos laboratórios, ao parque informático, às bibliotecas escolares, ao acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais e a muitos outros serviços”.

José Maria Cardoso, também deputado eleito por Braga, denuncia a situação “crónica” de falta de funcionários nas escolas e lembrou que o Orçamento de Estado, para o ano de 2019, incluiu a contratação do pessoal que falta nas escolas, que o Governo tarda em concretizar.

O deputado refere que é essencial fazer o levantamento da realidade no distrito e, por isso, o Bloco de Esquerda endereça mais de 60 requerimentos a todos os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do distrito, para saber o número de funcionários em falta para assegurar o bom funcionamento dos estabelecimentos escolares.

“A qualidade da Escola Pública também depende da existência de um corpo estável de assistentes operacionais e técnicos com acesso a formação profissional, carreira e salários dignos”, conclui.

AnexoTamanho
Requerimento Ass Operacionais em Falta nas Escolas1.9 MB