Share |

Segurança Social reconhece atraso na atribuição do Abono de Família

A situação das amas da Segurança Social, que recentemente foram integradas no quadro no âmbito do PREVPAP, foi um dos pontos abordados. Nesta reunião, decorrida no dia 17 de fevereiro, a Segurança Social admitiu também existirem atrasos na atribuição do abono de família. 

 

Alexandra Vieira (deputada à Assembleia da República), Sónia Ribeiro (dirigente nacional) e Carlos Machado (dirigente local) reuniram no dia 17 de fevereiro com a Segurança Social de Braga. Esta reunião teve como objetivo melhor conhecer a realidade desta instituição bem como identificações que possam ser alvo de intervenção e melhoria.

 

Um dos pontos abordados remeteu para a situação das amas da Segurança Social: no âmbito do Programa de Regularização de Precários/as da Administração Pública (PREVPAP) foram integradas 65 amas nos quadros da Segurança Social, num processo que o Bloco sempre acompanhou de perto. Uma das dificuldades com que estas profissionais de deparam remete para o facto de receberem o subsídio de alimentação das crianças em função do escalão das mesmas, o que causa fortes constrangimentos uma vez que todas as crianças têm, naturalmente, que almoçar e lanchar por igual, fazendo com que, muitas das vezes, sejam, as amas a ter que disponibilizar a alimentação do seu bolso. Por parte da Segurança Social, foi referido que esta é uma situação em análise. O Bloco irá também questionar o Governo sobre esta situação.

 

Relativamente ao pagamento de prestações familiares, designadamente, do abono de família, a Segurança Social reconheceu existirem atrasos na atribuição do abono de família, referindo que esta situação que está relacionada com a falta de profissionais, seja por doença ou por saídas para aposentação não substituídas. Esta é uma situação que o Bloco não deixará de acompanhar.