No dia 14 de maio, o auditório da Casa do Tempo, em Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, foi invadido por elementos de um grupo de extrema-direita.
Estas pessoas terão viajado propositadamente de Lisboa, com o intuito de interromper uma sessão públlica dedicada ao tema “Luta contra a discriminação da comunidade LGBTI+ – Diversidade, género e orientação sexual” promovida pela Unidade de Cuidados à Comunidade da Unidade Local de Saúde do Alto Ave, e que contava com o apoio da autarquia local. Perante esta ação intimidatória, foi necessário chamar a GNR.
O Bloco de Esquerda condena veementemente toda e qualquer ação de intimidação de organização livre de pessoas. Consideramos muito preocupante o surgimento de grupos que se organizam para promover ações de ódio como esta ocorrida em Cabeceiras de Basto.
Exprimimos a nossa total solidariedade para com as pessoas presentes nesta sessão bem como para com os profissionais da Unidade de Cuidados à Comunidade da Unidade Local de Saúde do Alto Ave. O ódio e a intimidação não vencerão.