Há largos meses que cerca de vinte funcionárias de limpeza dos Serviços de Ação Social da Universidade do Minho (SASUM) se deparam com irregularidades no pagamento dos seus salários e subsídios.
O Bloco de Esquerda expressa a sua total solidariedade para com os trabalhadores da “Bom Dia” e considera urgente que o Governo intervenha, no sentido de garantir a defesa dos direitos destes trabalhadores e das suas famílias que se encontram sem receber salários há mais de dois meses e que, neste momento, estão sem os seus postos de trabalho e sem proteção social, o que é inaceitável.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda teve conhecimento de novas descargas poluentes no ribeiro de Sá, em Vizela. Perante esta situação, voltamos a questionar o Governo para saber que medidas vão ser tomadas para averiguar esta situação e que medidas vão ser implementadas para garantir que esta situação não se repete.
Os eurodeputados do Bloco de Esquerda Marisa Matias e José Gusmão endereçaram uma pergunta à Comissão Europeia sobre o aterro do Baixo Cávado e Vale do Lima, conhecido também como aterro de Paradela.
Enquanto não houver vontade e coragem política para tomar decisões que, de facto, façam a diferença e respondam aos problemas da Habitação, a máxima “tanta gente sem casa e tanta casa sem gente” continuará a imperar.
O Bloco de Esquerda reuniu hoje com a administração do Hospital de Braga. A unidade hospitalar está a envidar esforços para voltar a assegurar a realização de ecografias do segundo trimestre a todas as grávidas do distrito referenciadas para o hospital. Recurso a privados não permitiu ultrapassar o problema. Bloco vai questionar o Governo e considera que têm que ser encontradas soluções para esta situação que acontece não apenas em Braga mas em vários hospitais do país.
O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda endereçou um requerimento à Câmara Municipal de Braga solicitando diversas informações sobre o processo de licenciamento da construção de habitações na Central de Camionagem de Braga. Consideramos que este processo carece de muitos esclarecimentos, seja relativamente ao projeto seja relativamente à opção pela parceria público-privada.
A Comissão Coordenadora Distrital de Braga do Bloco de Esquerda organiza um debate e festa no âmbito da preparação do I Fórum LGBTQI+ do Bloco. Este debate, a decorrer no dia 20 de janeiro pelas 21h00 na sede distrital do Bloco em Braga, conta com Marta Hipólito (artista e coorganizadora da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Esposende) e moderação de Diogo Barros.
Ainda que o Orçamento Municipal de Barcelos não responda, de todo, às ambições e necessidades das e dos barcelenses, parece agradar (pasme-se!) quer ao PS, quer à extrema-direita do Chega, dado que o aprovaram.