Share |

Últimas do Distrito

Bloco Distrital de Braga
Abril 27, 2025 11:12 AM

 O Bloco de Esquerda promoveu mais uma ronda das Conversas de Café, sobre ensino superior e investigação, na Livraria Centésima Página, em Braga, com os candidatos às Eleições Legislativas, Francisco Louçã, Ana Afonso e  Micaela Gomes, e o mandatário, Manuel Sarmento.

A candidatura do Bloco de Esquerda por Braga convidou cientistas, investigadores e professores para um encontro sobre a ciência, que encheu o jardim da livraria Centésima Página. A conversa foi iniciada por Francisco Louçã, pelo professor universitário e mandatário da candidatura, Manuel Sarmento, e por duas candidatas (Ana Afonso, investigadora em astrofísica, e Micaela Gomes, doutoranda em engenharia têxtil). Estudantes e professores de várias áreas científicas participaram ativamente na discussão sobre o que deve ser uma estratégia nacional para a promoção do conhecimento.

Bloco Distrital de Braga
Abril 27, 2025 11:07 AM

Francisco Louçã – cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral do Distrito de Braga às Eleições Legislativas de 18 de maio – esteve esta manhã na Feira de Fafe, acompanhado de outros candidatos, em interação com a população e ouvindo as suas preocupações. A promoção da produção e do consumo de bens alimentares de proximidade e de agriculturas sustentáveis é um imperativo para responder às crises climática e económica.

Bloco Distrital de Braga
Abril 27, 2025 11:06 AM

“No mundo ninguém é ilegal” - BE promove conversa com Francisco Louçã, Anabela Rodrigues e Sheila Khan, moderada por Chaima Badri.

 

Sob o tema “No mundo ninguém é ilegal”, o Bloco de Esquerda promoveu uma conversa com Francisco Louçã (cabeça de lista do BE pelo círculo eleitoral de Braga), Anabela Rodrigues e Sheila Khan, com a moderação a cargo de Chaima Badri. Com o Auditório da Junta de Freguesia de S. Vítor preenchido e com grande interação dos presentes, foram ouvidas as preocupações de imigrantes e de pessoas racializadas. Com governos que têm optado por investir em benefícios para migrantes ricos e super-ricos que deles não precisam, são os trabalhadores que põem o país a funcionar, tanto os portugueses como os tão necessários imigrantes, que se vêm ultrapassados. Reconhecendo-nos como país de emigrantes, foram também lembrados os que se sentem abandonados no seu êxodo.

Bloco Distrital de Braga
Abril 27, 2025 11:04 AM

Os candidatos do Bloco de Esquerda às Eleições Legislativas de 18 de maio estiveram, na passada quinta-feira, dia 17, na Feira de Barcelos em interação com a população, ouvindo as suas preocupações, nomeadamente os problemas sentidos para, com o salário ou pensão, fazer face às crescentes despesas com os produtos básicos e com a habitação.

 

Francisco Louçã, cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Distrito de Braga, e os candidatos locais, Joana Neiva e José Maria Cardoso, apresentaram algumas das soluções do BE: tetos às rendas como resposta imediata para a crise da habitação; respeito pelos trabalhadores e pensionistas e o necessário reforço dos seus direitos; justiça fiscal que sustente a Democracia, os serviços públicos e a coesão social.

 

Francisco Louçã reforça que a representação do Bloco de Esquerda no Parlamento retira lugares à extrema direita e contribui para uma esquerda que está sempre presente na defesa da população trabalhadora.

Bloco Distrital de Braga
Abril 27, 2025 11:02 AM

No âmbito das “Conversas de Café”, que o Bloco de Esquerda está a realizar para promover uma aproximação às preocupações reais da população - tal como com a campanha “Porta a porta” -, o cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Distrito de Braga esteve no café O Basílio, acompanhado pelos candidatos locais Ricardo Cerqueira e Micaela Gomes. Numa sala preenchida, com muitas perguntas e interações, a defesa da Habitação acessível para todos foi um tema central, num Concelho em que o parque público é quase uma inexistência: apenas 23 fogos, o que coloca Vila Verde muitíssimo abaixo da média nacional, de 2%, que por sua vez está também muito longe da média europeia, de 8%, com países como os Países Baixos, Áustria e Dinamarca a terem taxas de habitação pública acima dos 20%. A solução para a urgência da crise da Habitação que Portugal enfrenta tem de ser imediata, propondo para tal, o Bloco de Esquerda, a aplicação de um teto às rendas.

Bloco Distrital de Braga
Abril 27, 2025 11:00 AM

Os candidatos do Bloco de Esquerda às Eleições Legislativas de 18 de maio estiveram, esta terça-feira de manhã, na feira semanal da Vila de Prado, em intenso contacto com a população.

 

Francisco Louçã, cabeça de lista pelo círculo eleitoral do Distrito de Braga, bem como os candidatos vilaverdenses Ricardo Cerqueira (Loureira) e Micaela Gomes (Cabanelas), respondeu à preocupação de populares que sentem a ameaça das tarifas de Trump, que já afetam os negócios locais, e também sobre os salários que não chegam para as despesas correntes e para a habitação.

 

Louçã reforça que a representação do Bloco de Esquerda no Parlamento retira lugares à extrema direita e contribui para uma esquerda que defende a população trabalhadora.

Bloco Guimarães
Abril 21, 2025 11:23 AM

O Curtir Ciência tem desempenhado, desde a sua criação, um papel fundamental na promoção da cultura científica em Guimarães. Instalado na antiga Fábrica de Curtumes Âncora, no coração da zona de Couros (Património da Humanidade), o centro foi, durante anos, um espaço de experimentação, descoberta e partilha de conhecimento para dezenas de milhares de visitantes entre os quais se contam inúmeros estudantes e famílias.

A exclusão da Associação Curtir Ciência da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, na sequência de uma auditoria técnica que identificou falhas ao nível da infraestrutura e da atualização dos conteúdos, é um sinal de alerta que não pode ser ignorado. E é, acima de tudo, um apelo à ação.

O Bloco de Esquerda considera que Guimarães não pode prescindir de estar integrada na Rede Ciência Viva. A cidade que foi Capital Europeia da Cultura, que valoriza o conhecimento e a inovação, deve manter um centro de ciência moderno, seguro e atualizado, capaz de continuar a servir a comunidade escolar, a população local e quem visita Guimarães.

É urgente investir. Investir já na requalificação do atual espaço e dos seus conteúdos, para garantir as condições técnicas e de segurança adequadas e evitar que a comunidade escolar e a população local fiquem privadas de um recurso educativo e científico fundamental. E investir na concretização de um novo centro, já previsto mas não concretizado pela autarquia. Este  será determinante para garantir que, a médio prazo, Guimarães tenha um espaço de ciência moderno, acessível, tecnologicamente avançado e alinhado com os padrões mais elevados da Rede Ciência Viva.
 

Bloco Distrital de Braga
Abril 15, 2025 10:03 AM

O candidato do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Braga, Francisco Louçã, esteve, nesta quinta-feira, em Vizela, a contactar com a população na feira semanal e no mercado municipal.

No contacto com a população, Francisco Louçã destacou que “Braga é, talvez, um dos distritos mais importantes, porque simplesmente a eleição de deputados do Bloco de Esquerda tira deputados do Chega, tira deputados da direita mais agressiva, e mostra aquilo que é o distrito: jovens, cultura, criatividade, invenção, luta pelo emprego, luta pela casa, pelo direito à habitação, constrói, portanto, uma comunidade e um distrito vivo, que luta pela democracia”.

 

Bloco Distrital de Braga
Abril 15, 2025 10:00 AM

No passado dia 12 de abril, num formato de “Conversas de Café", na Livraria Inquietação, acompanhado do cabeceirense Marco Gomes, número cinco da lista do Bloco em Braga, Francisco Louçã, o cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda, esteve em Cabeceiras de Basto onde apresentou algumas das ideias que o Bloco de Esquerda defende nas eleições Legislativas de 18 de maio.

A conversa teve início com a apresentação, por parte de Marco Gomes, de algumas propostas concretas por parte do Bloco de Esquerda para a região de Basto. A candidatura do Bloco defendeu a inclusão do troço da linha ferroviária do Tâmega entre Amarante e Arco de Baúlhe no estudo de viabilidade recentemente encomendado pela Infraestruturas de Portugal (em que este troço não está incluído), a redução das portagens para o troço da A7 que atravessa a região de Basto e um maior investimento do governo central na região para combater as assimetrias existentes dentro do distrito e no país.  

 Francisco Louçã destacou a necessidade intervir urgentemente no setor da habitação, cujas rendas estão em valores incomportáveis para a maioria das pessoas, sendo também necessário controlar os custos de novas habitações, que atingem nesta região um valor exorbitante. Cabeceiras de Basto, diz Francisco Louçã, é um dos concelhos do distrito de Braga onde as rendas e o preço das casas mais subiram  nos últimos tempos.