Share |

Manifesto Eleitoral de Vizela às Autárquicas 2013

Manifesto Eleitoral de Vizela às Autárquicas 2013

Esta candidatura é um apelo para a mudança. É um caminho para quem, em Vizela, queira virar a página, mudar de futuro e escolher a democracia ao invés da ditadura da austeridade. Porque em democracia há sempre alternativa, lançamos o repto: muda de futuro. Vamos ser a alternativa em Vizela.

Num momento de ataques da troika às trabalhadoras, aos desempregados e às pensionistas, reclamamos dignidade e futuro para todas e todos. Usando a chantagem da dívida, dizem-nos que o futuro terá de ser pior do que o presente. Escolhemos mudar de futuro. E, quando nos impõem austeridade e ataques neoliberais, escolhemos a democracia.

A política local não tem amenizado os tormentos da nacional. Torna-se, por isso, imperativo derrotar as políticas de austeridade também em Vizela. E torna-se também necessário derrotar os autores da crise, tanto os partidos do governo (PSD/CDS) como o partido que chamou a troika (PS). Só quem não vende as pessoas é capaz de defendê-las. Não há uma austeridade boa e uma má. Escolhemos as pessoas em vez dos mercados.

Em Vizela, o povo juntou-se pelo concelho e pelas termas. Essa foi e é a força da mudança: a união de gente que luta pela democracia e pela sua liberdade, pelos seus serviços públicos e pela sua dignidade. Em Vizela, cidadãs e cidadãos, activistas, movimentos e associações fazem a cada dia a luta de todos os dias. É essa a força da transformação e da alternativa.

A democracia não se faz apenas quando há eleições, constrói-se todos os dias. É através dela que é possível combater a corrupção e o tráfico de influências. É através dela que é possível criar soluções para a crise. É por este motivo que chamamos todas e todos para a luta e para a construção social, reinventando a sociedade e construindo a democracia e a justiça. Começámos, assim, pela abertura à população vizelense do nosso programa eleitoral, aberto à participação e ao debate, de forma que possa ser reflectir a vontade popular. O programa resultante desse processo é o contrato inviolável com a população.

Em Vizela, as decisões políticas não têm contado com a intervenção do povo. Com esta candidatura, queremos mudar de rumo, mudar de futuro. Romper com os agentes políticos que não defendem os interesses de quem elege.

O povo de Vizela já quase se habituou a promessas vazias e a palavras ocas. Muitas decisões tomadas não incluíram justificações e muitos problemas não foram resolvidos. Outros foram, com oportunismo, resolvidos às portas das eleições. Hoje, como há 4 anos, Vizela está no fundo de um buraco financeiro e o desemprego é crescente. Vizela não tem capacidade de fixação de jovens e o seu potencial turístico não é aproveitado. Mas Vizela não está condenada a viver na sombra. Esta candidatura convoca todas e todos para que construamos uma alternativa para a terra, melhorando o presente e mudando de futuro. Uma alternativa que garanta emprego, rejuvenescimento, qualidade de vida e serviços públicos. Uma alternativa que não use a chantagem da dívida para arruinar o estado social e os direitos conquistados. Ao invés disto, uma alternativa que os aumente e aprofunde. Com a perpetuação dos tipos de políticas em vigor, o futuro irá prender-se a mais pobreza, a mais custos, a mais indignidade. Escolhe mudar de futuro.

 

Pelo estado social: saúde, educação, segurança social, cultura.

Pelo pleno emprego, digno e com direitos.

Pelos serviços públicos, pela água pública.

Pela erradicação da pobreza e pelo combate às suas raízes.

Por uma política cultural inclusiva e integradora.

Por um ambiente sustentável.

Pelo tratamento digno dos animais.

Pela democracia.

Pela mudança de futuro.

 

O Bloco de Esquerda nunca ficou sem voz na defesa da população ou sem proposta. Pelo contrário, esteve sempre do lado das pessoas, defendendo os seus interesses contra as privatizações usurpadoras. É ao lembrarmos a crise e os sacrifícios que exigimos a mudança. Esse é o compromisso do governo da esquerda de confiança.

Urge mudar o rumo de Vizela. A democracia constrói-se, o futuro também. Tu és a mudança.

AnexoTamanho
Manifesto Eleitoral de Vizela às Autárquicas 2013321.35 KB