Share |

Bloco exige obras na barra de Esposende

Uma delegação do Bloco de Esquerda esteve, na manhã desta segunda-feira, reunida com a Associação de Pescadores Profissionais de Esposende, para se inteirar das principais dificuldades desta atividade.

Em declarações à imprensa, o deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo circulo eleitoral de Braga José Maria Cardoso salienta que “é urgente resolver o problema da barra de Esposende”, uma vez que “no estado atual, passa a maior parte do tempo encerrada, impossibilitando os pescadores de trabalhar e, quando está aberta, as condições são tão precárias que coloca em causa a segurança dos pescadores”.

O deputado bloquista afirma que “a comunidade piscatória de Esposende não pode esperar mais e que adiar a solução para este problema acabará por condenar à extinção esta atividade económica tão importante para o concelho”.

“O Bloco de Esquerda apresentará um projeto de resolução que recomenda ao Governo a realização das obras na barra e para a consolidação da restinga e esperemos que este Orçamento de Estado tenha, finalmente, uma verba para resolver este problema definitivamente”, acrescenta.

Alexandra Vieira, também deputada eleita por Braga, refere ainda a necessidade de alargar o fundo de compensação salarial. “O Bloco de Esquerda pretende que a portaria que prevê a compensação salarial aos pescadores impossibilitados de ir ao mar seja alargado dos atuais 60 dias para pelo menos 90 dias, uma vez que, este ano, a barra esteve fechada mais de 110 dias”, afirmou.