
Uma delegação do Bloco de Esquerda esteve ontem com os trabalhadores da empresa RADAL Indústria de Frigoríficos, em Amares, que se encontram de piquete nas instalações da fábrica, para exigirem o pagamento dos salários, que já não são pagos desde Outubro, e para saberem o seu futuro, uma vez que a administração da empresa que “desapareceu”.
O BE manifestou aos trabalhadores a sua solidariedade na defesa do pagamento dos salários e da manutenção dos seus postos de trabalho, incentivando os trabalhadores a continuar a luta pela defesa dos seus direitos. Neste momento a laboração da fábrica está parada, devido ao corte de energia elétrica, por parte da EDP, a à falta de matéria prima.
Para o Bloco de Esquerda a situação dos trabalhadores da RADAL é o reflexo da política seguida pelo governo de Passos Coelho e Paulo Portas, que insiste em financiar a banca em vez de apoiar as pequenas e médias empresas, apesar de ser cada vez mais consensual na sociedade portuguesa que esta política só pode agravar o desastre em que o país e e região estão mergulhados, como o provam os recentes números do desemprego que, no distrito de Braga já atinge 66 mil trabalhadores.
Os deputados do BE irão questionar, no parlamento, o Ministro da Economia e Emprego, sobre o apoio que pode ser dado àquela empresa, no sentido de salvar os postos de trabalho dos cerca de 40 trabalhadores.
Braga 23 janeiro 2013
A Coordenadora Distrital do BE Braga
(imagem: Diário do Minho)