Share |

ARS do Norte assegura atendimento dos doentes de Celorico de Basto no Hospital de Guimarães

GuimarãesDigital.com

A Administração Regional de Saúde do Norte refere, e comunicado, que “estão garantidos os atendimentos aos doentes do concelho de Celorico de Basto no Hospital de Guimarães, caso seja essa a sua opção, à semelhança do atendimento verificado pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE”.

Esta decisão surge dias depois do deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, ter questionado o Ministério da Saúde sobre o critério para a referenciação do utente. Na pergunta dirigida ao Governo, o BE esclarece que “uma vez que foi retirado o critério da distância mais curta para o utente, o concelho de Celorico de Basto passou a ser referenciado para Penafiel”. De acordo com Pedro Soares, esta medida “não se adequa à realidade da população, uma vez que cerca de 75% do território do concelho de Celorico está mais próximo de Guimarães do que de Penafiel”.

Numa região em que a população já enfrenta muitas dificuldades no seu quotidiano, advindas do isolamento, de acessos difíceis, transportes públicos deficitários, a orientação agora dada pela ARS Norte é imperiosa para que a população de Celorico de Basto tem o acesso mais facilitado aos cuidados de saúde.