![](https://bragadistrito.bloco.org/sites/default/files/imagecache/400xY/bragadistrito_semrpeacrescer.jpg)
Teve lugar hoje, em Gualtar, Braga, uma reunião com Serviço de Acompanhamento e Acção Social da Cooperativa Sempre a Crescer, para avaliação da situação social no distrito.
Este encontro tinha como objectivo conhecer o trabalho e as dificuldades com que se confrontam os técnicos que estão no terreno, num momento particularmente difícil para as populações mais desfavorecidas, e em que os apoios sociais continuam a registar um decréscimo, conforme confirmam os números oficiais. Durante o mesmo ficou claro que alterações produzidas em 2010, 2011 e 2013 nos critérios da chamada "condição de recursos" pela quebra acentuada no acesso de milhares de famílias carenciadas às prestações sociais, nomeadamente ao RSI.
À saída da reunião, Pedro Soares em conferência de imprensa, classificou a postura da Segurança Social de "preconceito social numa guerra contra os pobres". Em causa está a redução acima da média dos beneficiários de rendimento de inserção e de subsídios de desemprego pagos pela Segurança Social de Braga.
«A prestação média de RSI diminuiu e há cada vez menos famílias a terem acesso a essa prestação, sendo que muitos vêem os apoios cortados por não saberem que tinham de pedir a sua repoupanças orçamentais à custa daqueles que são os mais pobres», afirmou Pedro Soares. «Há uma situação dramática de agravamento da situação social de milhares e milhares de famílias no distrito e, em vez de termos um aumento dos apoios, temos uma diminuição brutal das prestações, que não tem paralelo com aquilo que se passa no país», acrescentou.
Esta redução de apoios sociais tem uma particular incidência no distrito de Braga, que é aquele onde esta redução é mais gravosa sendo lamentável a particularidade da Segurança Social de Braga não alertar os utentes para a necessidade de renovação dos pedidos, fazendo com que estes percam estes direitos por motivo burocrático.
Bloco quer uma retoma dos critérios em vigor antes de 2010
O Bloco de Esquerda através do seu Grupo parlamentar vai apresentar algumas iniciativas que visam reforçar os mecanismos de protecção Social e de combate à pobreza e exclusão sendo uma delas, recuperar os critérios para atribuição de prestações que vigoravam antes de 2010. A pergunta dirigida ao governo pode ser lida em anexo.
Anexo | Tamanho |
---|---|
Pergunta - Diminuição drástica das prestações sociais no distrito de Braga | 132.41 KB |