Share |

BE quer responder à emergência social

A apresentação de propostas que respondam à emergência social, o aprofundamento da democracia e de transparência, a defesa dos serviços públicos e de um ordenamento do território comprometido apenas com o interesse público, são os principais compromissos que irão nortear as candidaturas autárquicas do Bloco de Esquerda no Distrito de Braga.

E foi em torno destas temáticas que o Encontro Distrital Autárquico - que decorreu este fim de semana, na sede da Junta de freguesia de Arcozelo, em Barcelos - se centrou e que contou com a presença com mais de meia centena de autarcas e ativistas locais do distrito de Braga.

Mais imagens aqui.

Pedro Soares, ex-deputado bracarense e coordenador nacional autárquico, não esqueceu a defesa da descentralização, do estado para as regiões, num alusão à regionalização, e dos municípios para as freguesias, e falou também no combate do BE à legislação do governo que quer reduzir a representatividade local, acusando a maioria de direita de estar a promover o caciquismo. Aquele responsável considerou também que é um imperativo de dignidade que as pessoas que estejam a passar por sérias dificuldades não vejam a sua água e luz cortadas e que essas são propostas que devem integrar igualmente os programas dos candidatos do BE.

Os autarcas e ativistas presentes aprovaram igualmente a Declaração de Barcelos, um texto que explicita os principais eixos e temas com os quais os candidatos bloquistas do distrito se devem comprometer. A apresentação das candidaturas do BE deverão ocorrer durante o próximo mês de Maio, estando também em aberto o apoio do BE a candidaturas de cidadãos, tal como já aconteceu no anterior mandato.

O Encontro Distrital Autárquico contou ainda com a presença do corrdenador João Semedo, que apelou aos candidatos do BE para se comprometerem com e defesa intransigente da democracia e da participação dos cidadãos e com propostas que possam responder à emergência social.