
O Bloco de Esquerda esteve, na manhã desta segunda-feira, em reunião com a direção da Escola Secundária e 3º CEB Henrique Medina, em Esposende, para apresentar o projeto de resolução que visa a “reabilitação urgente” daquele estabelecimento de ensino.
Em declarações à imprensa, Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda eleito pelo circulo eleitoral de Braga, afirmou ser necessário a apresentação de um plano de reabilitação das escolas do distrito, de forma a orçamentado e agendado um conjunto de intervenções tão necessárias.
Segundo o deputado bloquista, “o bom desempenho da economia deve refletir-se na vida das pessoas, pelo que a folga orçamental deve ser aplicada na melhoria dos serviços públicos, como a educação e saúde”.
A Escola Secundária Henrique Medina é a única escola secundária do Concelho de Esposende e conta com mais de 1200 estudantes e 130 professores. O início da construção do estabelecimento de ensino foi em 1979 e desde daí nunca mais sofreu obras de requalificação, encontrando-se numa situação de degradação dramática pondo em causa o bem-estar e segurança da comunidade educativa. Os problemas são inúmeros, o telhado com telhas de amianto, chove no pavilhão, no bloco D e nas salas de aula, o isolamento é deficitário, obrigando os alunos a levar mantas, devido aos problemas na caixilharia, que impedem o isolamento térmico e acústico. A degradação do edifício coloca em causa a própria segurança dos estudantes, havendo episódios de queda de janelas e paredes e, à noite, não há iluminação exterior. A canalização e as linhas de comunicação necessitam de substituição urgente.
Neste sentido, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda apresentou um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que tome as medidas necessárias para a rápida reabilitação da Escola Secundária Henrique Medina, de modo a criar as condições indispensáveis à concretização do direito à educação e a garantir dignidade a toda a comunidade escolar.