Share |

“Está em marcha um novo paradigma social que privatiza e abre ao negócio o direito que é de todos”

Sessão/Debate "A Europa e os Serviços Públicos" realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos

Na sessão "A Europa e os Serviços Públicos", Isabel Gonçalves da Silva, aderente do BE Barcelos, que moderou o debate, começou por fazer uma introdução ao tema em discussão afirmando que em vez de estarmos a discutir um melhor funcionamento dos serviços, estamos, infelizmente a lutar pela sua manutenção, o que põe em risco a democracia.

Manuel Carlos Silva, candidato independente do BE, um dos oradores da sessão, começou por apresentar o historial da Europa Social do pós guerra enquadrando Portugal à época- Reforçou a ideia de que os serviços públicos são uma conquista de Abril e que jamais se pode consentir a sua delapidação, como infelizmente tem vindo a acontecer. Está em marcha um novo paradigma social que privatiza e abre ao negócio o direito que é de todos. Conclui dizendo que é urgente criar movimento cidadão e politico que exija uma outra Europa, um novo Portugal que devolva a esperança e que faça acreditar no futuro.

Pedro Soares, outro orador da sessão falou sobre o Tratado Orçamental e as implicações no nosso país e na vida de todos nós. Disse também que só uma forte contestação pode impedir que esta ideologia mercantilista destrua a Europa social, lembrando Marx ao citar que "a história da humanidade é a história da luta de classes". Conclui afirmando que o BE é partido que está melhor posicionado para aglutinar a esquerda porque ele próprio resulta dessa junção. Reforçar a votação do BE é crucial para consolidar a alternativa que o povo tem direito e exige.

Depois seguiu-se um debate muito interessante com uma plateia considerável de participantes que fizeram reflexões sobre o tema e questionaram os oradores.

O debate politico das europeias passou por Barcelos nesta iniciativa do BE, única candidatura que teve a salutar ousadia de pôr as pessoas a discutir em nome destas eleições e assim contribuir para o esclarecimento e combater a abstenção