
O candidato independente da Lista do BE às europeias, Manuel Carlos Silva, acompanhado por uma delegação do núcleo concelhio do BE Barcelos, reuniu, hoje, pelas 15h com o Presidente da Câmara de Barcelos. Tendo por intenção auscultar e discutir realidades do concelho quanto aos problemas prementes e à situação socioeconómica, a reunião decorreu com toda a cordialidade e à volta de preocupações comuns como sejam, o desemprego, a pobreza e a deterioração do tecido industrial e da prática agrícola no concelho.
Carlos Silva, depois de ouvir a explanação do Presidente da Câmara sobre os problemas de gestão da autarquia – remunicipalização do serviço de água e processo de condenação e PPP`s herdadas do executivo PSD que implicam pagamento de indeminização de 8,6 milhões €, questionou Miguel Costa Gomes sobre a agricultura no concelho e particularmente a produção leiteira, bem como a aplicação dos Fundos Comunitários. Sobre estas questões o autarca barcelense disse que a agricultura está refém da PAC e a abolição das quotas leiteiras liberaliza a actividade o que prejudica, e muito, os produtores do concelho.
Quanto à aplicação dos fundos, disse que ainda não tinha percebido os objectivos e as regras de atribuição dos valores definidos para os diferentes eixos programáticos. Depois seguiu-se uma salutar discussão entre os diferentes membros da delegação concelhia e o presidente sobre questões pontuais do concelho. Por fim o candidato bloquista fez notar a coincidência de pontos de vista do presidente da câmara com os projectos e programas apresentados pelo BE e reforçou a importância da regionalização, inclusive no contexto de atribuição de competências para definir prioridades regionais e gerir verbas do QREN.