A candidatura do Bloco de esquerda às Eleições Europeias, nomeadamente o candidato do distrito de Braga Manuel Carlos Silva reuniu na passada quarta feira com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Neste encontro ficou bem patente a preocupante situação social que o país atravessa e concretamente o município de Famalicão, em que os pedidos de apoio aos mais variados níveis tem vindo a aumentar, fruto do desemprego e da degradação da qualidade de vida da maioria dos famalicenses. O Bloco discorda da opinião de Paulo Cunha de que há pessoas que pede apoios sem realmente precisarem e de se acomodarem aos escassos apoios do Estado, nomeadamente a etnia cigana.
O Bloco de Esquerda entende que esta visão assistencialista de lojas sociais, cantinas sociais, etc. são importantes como último recurso, mas são precisos outros tipos de investimentos que invertam esta situação de crise e possa proporcionar melhores condições de vida para as populações, desde logo com a criação de emprego.
Outro tema debatido na reunião foi a questão das acessibilidades como um problema para o município de Famalicão, a par da falta de abastecimento de água e de saneamento básico em partes significativas do concelho. Ao não avançar a Variante à N14, continua o seu estrangulamento e as dificuldades de muitas empresas de Lousado, Ribeirão e Vilarinho das Cambas poderem incrementar a sua atividade.
Ainda quanto às acessibilidades, ficou manifesta a necessidade de ajustar e melhorar as ligações nos municípios do Quadrilátero Urbano, nomeadamente com ligação de linha férrea entre Braga e Guimarães.
Por último, o Bloco de Esquerda e a Câmara Municipal entendem que é importante que os municípios e as populações possam vir a ter uma palavra nas decisões sobre os destinos e as atribuições dos apoios comunitários.