Os candidatos do Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu, Ana Rute Marcelino e Miguel Martins, estiveram, na manhã desta segunda-feira, em Cabeceiras de Basto, em contacto com a população na feira semanal, e para uma reunião com os Bombeiros Voluntários Cabeceirenses.
Após o encontro com o Presidente da Associação Humanitária Jorge Machado, Ana Rute Marcelino alerta para alguns constrangimentos na atividade da corporação, nomeadamente "a escassez de recursos humanos", e afirma que "em áreas de baixa densidade populacional a dificuldade em encontrar voluntários disponíveis para esta causa é maior, devido ao despovoamento provocado pela falta de emprego, que obriga as pessoas a irem trabalhar para outras zonas".
A candidata refere ainda que "foi possível perceber a necessidade de uma nova lei de financiamento, que preveja um reforço das verbas transferidas pelo Governo e pelas Câmaras e o respeito por estes organismos na nova lei orgânica da proteção civil".
A bloquista saudou ainda a equipa de intervenção rápida, com cinco efetivos a trabalhar durante o dia, "apesar dos oito anos de espera", que permitirá "dar uma resposta rápida em caso de incidentes nos mais de 240km2 de área florestal do concelho".
O candidato Miguel Martins acrescentou que "o novo regime de incentivos apresentado pelo Governo fica aquém das necessidades" e defende "mais incentivos para atrair jovens para esta atividade, como o pagamento de propinas no ensino superior desde o momento da inscrição e incluir descontos nos transportes públicos".