Share |

Bloco de Esquerda contra encerramento das delegações de Braga e Viana da RTP

O Bloco de Esquerda manifesta estranheza pelo anúncio do eventual encerramento das delegações de Viana do Castelo e de Braga e solicitou já ao Ministério da Cultura informação sobre os critérios para manter, encerrar ou reabrir delegações em território nacional.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda tomou conhecimento, através da comunicação social, da intenção da RTP encerrar algumas delegações, designadamente em Braga e Viana do Castelo.

O Bloco vê com grande preocupação esta possibilidade, que constituiria uma evidente e incompreensível diminuição da imprensa na região. Tanto quanto se sabe, é intenção da RTP fechar a delegação da RDP de Braga, e de encerrar a delegação da RTP de Viana do Castelo, deixando de ter correspondentes naqueles distritos.

As delegações da RTP são determinantes para uma informação de proximidade, na medida em que dão visibilidade e protagonismo às regiões, contribuindo para a coesão e identidade, inserindo-se, assim, naquela que é a missão da RTP.

No caso de Braga, tem a funcionar um curso Ciências da Comunicação na Universidade do Minho, indo ao encontro da intenção pública da RTP de desenvolver acordos de parceria com Universidades e Institutos Politécnicos para a melhor integração das delegações nas regiões.

AnexoTamanho
perg_rtpdelegacoesminho_1.pdf217.59 KB