
O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda dedica o dia 9 de Dezembro a um diagnóstico sobre a situação do Serviço Nacional de Saúde com visitas em vários distritos. O deputado eleito por Braga, Pedro Soares, visita o Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos.
O deputado Pedro Soares frisa: “Durante os anos de austeridade aumentaram as desigualdades no acesso à saúde e têm faltado os meios para reparar as falhas na resposta do SNS”. Em Portugal, o número de pessoas com rendimento mais baixos que apontam necessidades não satisfeitas para exame médico aumentou 300% entre 2008 e 2014. “A situação é particularmente grave no caso de consultas ou tratamentos em áreas altamente deficitárias no SNS, como a saúde dentária”, destaca o deputado do bloco. Em Portugal, 16% da população geral (e 29% da população de rendimentos mais baixos) diz-se excluída deste tipo de tratamentos.
No caso dos cuidados hospitalares, o Bloco elege como objetivo prioritário dotar os hospitais do pessoal necessário, acabando com o recurso a empresas prestadoras de serviço e contratando diretamente mais médicos, enfermeiros e assistentes operacionais. “Só assim se garantirá o pleno funcionamento dos blocos operatórios, o total aproveitamento da capacidade de internamento e a capacidade de resposta dos hospitais nas urgências”, destaca Pedro Soares. O deputado eleito por Braga defende ainda a reabertura dos serviços que foram encerrados nos hospitais mais pequenos, tais como laboratórios de patologia clínica ou de radiologia, e alargar o horário de funcionamento de muitos blocos operatórios. “Estas duas medidas reduziriam a espera para cirurgia, assim como a dependência de privados na área dos meios complementares de diagnóstico”, indica o bloquista.
Para travar a sangria de recursos públicos do SNS para privados, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda reforça a necessidade de acabar com as PPP na área da Saúde, que consomem quase 450M€/ano.
Para Pedro Soares “é urgente reforçar o SNS com mais profissionais, com mais investimento e capacidade para garantir maior e melhor acesso da população aos cuidados de saúde”.
Um dos objetivos para cumprir com os cuidados de saúde primários, enquanto sector prioritário na saúde, visa garantir médico de família para todos os utentes até final de 2017. Tal exige a contratação de cerca de 500 médicos especialistas em medicina geral e familiar e garantir o acesso a consultas de psicologia, dentária e oftalmologia nos centros de saúde e equipar os centros de saúde com meios complementares de diagnóstico, permitindo um acesso mais cómodo, rápido e seguro a estes meios.
No Orçamento do Estado para 2017 foi aprovada uma proposta do Bloco de Esquerda para o recrutamento excecional de enfermeiros. Pedro Soares lembra que “é importante garantir que este reforço responda à necessidade de enfermeiro de família para todos os utentes” e indica como outro exemplo o “reforço dos cuidados ao domicílio que são preferíveis ao prolongamento do internamento para lá da alta clínica”.
O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, participa ainda nas seguintes atividades:
Sexta-feira, dia 9:
21h – Sessão pública “Modelo Territorial e descentralização” com a intervenção do deputado Pedro Soares e a participação de José Rio Fernandes e Manuela Mendonça (cartaz em anexo)
Sábado, dia 10:
10h – Encontro do Interior do Bloco de Esquerda, “Coesão, regionalização: Queremos decidir por nós, democracia e território”, com a participação do deputado Pedro Soares. Encerramento às 17h30 com a deputado Mariana Mortágua. Entrada livre. (cartaz em anexo)
Anexo | Tamanho |
---|---|
Modelo Territorial e Descentralização, Porto - Sex 09 Dez | 88.52 KB |
Encontro do Interior, Covilhã - Sáb 10 Dez | 114.29 KB |