Share |

Despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Ave

O Bloco de Esquerda dirigiu uma pergunta ao Governo (anexo) sobre a bacia hidrográfica do Rio Ave que persiste em apresentar intensos sinais de poluição grave. A existência de descargas ilegais continua a ser uma realidade ao longo da bacia do Ave, como foi possível constatar em diversas visitas realizadas recentemente pelo Bloco de Esquerda a linhas de água daquela bacia hidrográfica, situação também confirmada em reunião com o senhor presidente da Junta de Freguesia de Selho S. Jorge (Pevidém).

Acontece que ainda hoje, apesar da legislação produzida e de todos os investimentos de centenas de milhões de euros realizados para dotar a região de infraestruturas de drenagem e tratamento dos efluentes industriais e urbanos, os níveis de poluição da bacia do Ave continuam a ser preocupantes e têm graves consequências para o ambiente, a saúde pública e a qualidade de vida das populações.

Para além da pergunta ao Governo, o Bloco acaba de endereçar ao senhor presidente da Câmara Municipal de Guimarães a solicitação de uma reunião para análise desta situação, bem como para obtenção de esclarecimentos sobre o anunciado Plano de Ação - Rio Ave, recentemente aprovado pela CMG, face à preocupação de que possa revelar-se mais uma medida sem consequências efetivas nem eficácia.

AnexoTamanho
Pergunta - Despoluição da Bacia Hidrográfica do Rio Ave356.83 KB