
“A participação na democracia começa muito antes da idade de votar, significa que este interesse está também muito ligado ao trabalho desenvolvido pelos professores nas escolas”, destaca Pedro Soares. Com uma forte participação de estudantes dos ensinos básico e secundário, o deputado do Bloco eleito pelo círculo eleitoral de Braga, participou em mais dois debates da Sessão Escolar do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário do Parlamento dos Jovens. O tema foi “Os jovens e a Constituição: tens uma palavra a dizer!”. Da parte da manhã, o deputado foi abordado por alunos da Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos. Durante a tarde, o debate foi na Escola Secundária de Maximinos, em Braga. Esta é uma das escolas do país onde mais adesão existe com a apresentação de 9 listas a votos para a iniciativa Parlamento Jovem.
Durante as sessões, Pedro Soares explicou o funcionamento da Assembleia da República e respondeu a questões dos estudantes sobre a Constituição da República Portuguesa.
Na opinião do deputado, a grande adesão dos alunos indica “uma forte vontade dos jovens numa participação mais ativa na vida política”. Para Pedro Soares é importante que a classe política tenha maior “capacidade de compreender os interesses das novas gerações”.