Share |

Pedro Soares defende construção de novo hospital em Barcelos

Pedro Soares, deputado do Bloco eleito por Braga, defendeu esta manhã a construção de um novo hospital de proximidade, em Barcelos, como solução para os constrangimentos da atual unidade, o Hospital de Santa Maria Maior. Declarações no âmbito de uma iniciativa do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda que dedica o dia a um diagnóstico sobre a situação do Serviço Nacional de Saúde com visitas em vários distritos. 

Um dos principais problemas da unidade hospitalar é a sobrelotação das instalações do Hospital de Barcelos, quer em internamento quer nas urgências, apesar do reforço de 12 médicos em 2016.

Para o deputado do bloco, “avançar com a construção de um novo hospital será uma das soluções a par da necessidade da modernização dos equipamentos do atual hospital para se conseguir dar resposta de forma mais eficaz”. Preocupações e soluções diagnosticadas esta manhã por Pedro Soares que serão levadas até ao Ministério da Saúde.  

Durante o último ano, o Hospital Santa Maria Maior, em Barcelos, conseguiu compensar algumas das carências ao nível de pessoal, com a contratação de 12 médicos de apoio ao serviço de urgências, sobretudo. Contudo, “apesar de todos estes constrangimentos que as instalações impõem ao funcionamento do hospital, os indicadores facultados pelo conselho de administração testemunham o imenso esforço de transformar esta unidade eficiente”, destaca Pedro Soares. 

A sobrelotação do serviço de internamento é outro dos principais problemas devido à antiguidade das instalações. “As dificuldades implicam uma gestão diária muito difícil com impacto depois no conforto dos doentes, isto impõe ainda mais a necessidade de ser contruído um novo hospital em Barcelos”, defende o deputado do Bloco. Segundo a administração daquela unidade hospitalar, o projeto e o terreno já existem desde 2008.

Pedro Soares assume como compromisso levantar esta questão durante o debate para o orçamento de estado para 2018.  

De referir ainda que, o Hospital de Santa Maria Maior dispõe apenas de duas salas no bloco operatório com uma média de 15 cirurgias diárias, de segunda a sexta. Em breve, a administração já informou que vai aumentar o número de cirurgias, através do prolongamento do horário para as manhãs de sábado. Esta unidade hospitalar dá resposta a 150 mil habitantes de Barcelos e Esposende, a média de recurso ao hospital é de uma visita anual por cada habitante.