Share |

“Fizemos uma política nos últimos anos que devolveu a esperança às pessoas e agora queremos ir mais longe”

José Gusmão na apresentação do programa eleitoral do BE, em Braga

“Fizemos uma política nos últimos anos que devolveu a esperança às pessoas e agora queremos ir mais longe”

O Bloco de Esquerda apresentou o programa eleitoral às Eleições Legislativas, numa sessão pública que decorreu em Braga, com a presença do eurodeputado José Gusmão e o cabeça de lista por Braga José Maria Cardoso.

José Gusmão destacou as prioridades do Bloco de Esquerda nestas eleições, nomeadamente o combate às alterações climáticas, a proteção do emprego e os serviços públicos universais de qualidade.

O eurodeputado começou por apresentar a necessidade de reforçar o estado social com aposta na habitação pública a preços controlados, uma vez que “a habitação é o quarto pilar do estado social que ainda não foi concretizado”, propondo “um plano nacional de reabilitação urbana”.

O bloquista contrariou a ideia de que o ambiente não é bom para a economia e sublinhou que “o desafio das alterações climáticas permite-nos proporcionar ao nosso país um conjunto de mudanças que respondem a problemas da economia, como a dependência externa em termos energéticos”. “Precisamos de uma maioria para enfrentar os lobbys da energia”, acrescenta.

O membro da comissão política deixou ainda criticas ao Partido Socialista, afirmando que “o Bloco é a razão pela qual o PS faz hoje campanha com propostas que nunca fizeram parte do seu programa”, dando como exemplo o aumento extraordinário das pensões.

José Maria Cardoso referiu a necessidade do investimento na escola pública e na saúde, destacando a importância da gestão pública do Hospital de Braga. O candidato a deputado empenhar-se-á, também, na proteção dos recursos naturais e na despoluição dos cursos de água no distrito.