Share |

Análise aos resultados eleitorais

A Comissão Coordenadora Distrital do BE Braga, reunida esta segunda-feira, em análise aos resultados eleitorais das legislativas, manifesta as seguintes considerações:

As eleições legislativas confirmaram o Bloco de Esquerda, de forma consistente, como a terceira força política em Portugal. O Bloco manteve o seu grupo parlamentar, comprovou a solidez do campo popular que representa e tornou mais uniforme a sua expressão territorial, contribuindo ainda para que não houvesse maioria absoluta. A campanha do Bloco concentrou-se nas prioridades políticas do seu programa e demonstrou, nas suas iniciativas, o crescimento da sua base popular e a mobilização de setores que protagonizaram lutas importantes e que alcançaram vitórias marcantes no ciclo político que agora se encerra.

O BE consolida-se como a terceira força política tanto a nível nacional, quanto distrital. O BE obteve a confiança política de 41.331 votantes do distrito (8,9%), sendo que obteve a melhor votação relativa no concelho de Vizela (11,3%), seguida de expressivas votações nos concelhos do quadrilátero urbano. Em vários dos concelhos menos populosos do distrito, verificaram-se aumentos substanciais de votação.

Este resultado evidencia a sólida consolidação do partido, sendo que cada vez mais se afirma como uma alternativa credível e de confiança para os eleitores do distrito.

A eleição de dois deputados é o facto mais assinalável e a grande conquista eleitoral do BE em Braga. O BE Distrital congratula-se com a eleição de José Maria Cardoso e Alexandra Vieira, membros desta Comissão Coordenadora, que assumem por inteiro os compromissos com os eleitores do distrito.

Pretende-se que o mandato a iniciar brevemente seja profícuo na resolução dos problemas que apoquentam a população portuguesa, que contribua para uma melhoria coletiva da qualidade de vida e que defenda intransigentemente os valores da democracia e as grandes conquistas de Abril. Dos deputados do BE podem contar com essas exigências porque são gente de confiança.

 

Braga, 21 de Outubro de 2019