Share |

Bloco em reunião com ANEM

Em representação do Bloco de Esquerda, Bruno Maia e Teresa Garcia, candidatos às legislativas2024 por Braga e pelo Porto, reuniram com a direção da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

 

Foram debatidos vários temas, nomeadamente a Prova Nacional de Acesso, a remuneração dos formadores do ciclo clínico, os transportes e a alimentação dos estudantes deslocados para fazerem estágio e o estatuto do estudante de saúde.

 

O Bloco reafirmou que a prioridade é a qualidade da formação dos estudantes, sendo necessário para isso contratar mais médicos especialistas para o SNS, valorizar a docência na carreira médica e atribuir remunerações adequadas a essa função.

 

O Ensino Superior em Portugal sofre de subfinanciamento crónico, refletindo-se em parcas condições de ensino no curso de medicina, com excesso de estudantes por formador e infra-estrutura insuficiente para os atuais alunos.

 

Bruno Maia salientou o excelente trabalho dos estudantes de medicina na garantia de equidade e não discriminação nos cuidados de saúde, que infelizmente não é acompanhado, com o mesmo empenho, pela Ordem dos Médicos.