Share |

Bloco em reunião com Associação Portuguesa de Deficientes

Uma comitiva do Bloco de Esquerda reuniu com a Delegação de Braga da Associação Portuguesa de Deficientes.

 

Foi dado conta dos vários problemas que afetam esta comunidade e que não só tardam em ser resolvidos, como, em muitos casos, se verificam retrocessos que dificultam e agravam o já de si muito difícil quotidiano das pessoas com deficiência. 

 

Face à atual crise que enfrentamos, as pensões e os subsídios, já de si baixos, perderam poder de compra, as rendas subiram, assim como o preço dos medicamentos e dos materiais de apoio. Por outro lado, as pessoas com deficiência são das primeiras a ir para o desemprego, havendo já situações de carência muito graves.

 

Esta situação difícil é agravada pelo facto de o Governo da maioria absoluta do PS pouco ou nada ter avançado nas soluções já aprovadas, desde as quotas no emprego na função pública, à atualização das pensões, à aplicação lei das acessibilidades (que ajuda na deslocação casa-trabalho), aos transportes publicos acessíveis, que são escassos em Braga e pioram nos movimentos entre concelhos e à diminuição das burocracias.

 

Além disso, foram também abordadas questões como a reforma antecipada, a suspensão dos apoios para os Centros de Apoio à Vida Independente (CAVI) ou a falta de apoio que os cuidadores informais recebem por parte do Estado.