O Bloco de Esquerda já entregou no Tribunal de Braga a lista de candidatas e candidatas pelo círculo eleitoral de Braga às próximas eleições legislativas de 18 de maio.
A lista do Bloco de Esquerda é encabeçada por Francisco Louçã e é composta por 12 homens e 12 mulheres, com várias pessoas independentes e tem como mandatário Manuel Sarmento, professor da Universidade do Minho.
A lista reflete a diversidade, a juventude e a vitalidade do distrito, destacando-se pela presença de trabalhadores e trabalhadoras de diferentes setores, incluindo ativistas e especialistas em diversas áreas do conhecimento, coordenadores de comissões de trabalhadores, dirigentes associativos, investigadores/as, ativistas (pela defesa do Serviço Nacional de Saúde, culturais, pela educação pública, feministas, climáticos, LGBTQIA+, antirracista, do bem-estar animal, do desporto e pela causa Palestiniana).
Para Francisco Louçã, este regresso à vida política ativa justifica-se porque “vivemos uma crise: Montenegro desencadeou eleições para proteger as suas encrencas pessoais, temos uma extrema-direita que ameaça a democracia e temos um fascista na Casa Branca. “
Sobre a escolha de Braga, Louçã não esconde o entusiasmo, “…aceitei o convite do Bloco de Esquerda de Braga porque há uma vibração cultural fascinante, jovens que sabem o que querem e lutam pela habitação e pela educação, mulheres e homens que lutam por igualdade e trabalhadoras e trabalhadores que querem viver com dignidade. E porque é um distrito em que a direita é forte mas há uma esquerda valente que dá luta. E porque ninguém pode faltar ao combate pela liberdade.”
Conhece a lista do Bloco:
Francisco Louça, com a idade de 61 anos, Professora Universitária, professor catedrático da Universidade de Lisboa. Foi eleito deputado por cinco vezes (1999-2012) e foi Conselheiro de Estado (2015-2022). foi coordenador do Bloco de Esquerda até 2012. Publicou 28 livros científicos ou de ensaio, traduzidos em inglês, turco, ucraniano, chinês, francês e castelhano, e prepara atualmente um livro para a Cambridge University Press. Escreveu 52 artigos em revistas científicas e deu aulas ou apresentou conferências nas universidade de Sussex e Londres (Reino Unido), Pisa, Trento, Florença (Itália), Pontevedra e Madrid (Espanha), Luanda (Angola), São Paulo, Campinas, Belém,. Caxias do Sul (Brasil), Amesterdão e Utrecht (Holanda) e também Caracas e Lausanne
Ricardo Cerqueira, com a idade de 44 anos e reside em Vila Verde. É músico - guitarrista - e professor no Conservatório de Música de Braga. Foi dirigente do SPN e FENPROF e é dirigente da CGTP-IN. Deputado na Assembleia Municipal de Vila Verde.
Norberta Grilo, com a idade de 53 anos, é Inspetora do Trabalho desde 2001. É natural de Braga, da freguesia de S. João do Souto, e residente na freguesia de Lamaçães. É licenciada em Engenharia Biológica pela Universidade do Minho, com especialização em Engenharia Humana. Tem diversas formações no âmbito do direito do trabalho, de segurança e higiene no trabalho e formação de formadores.
Joana Neiva, com a idade de 28 anos, é natural de Barcelos, onde é membro da Concelhia pelo Bloco de Esquerda. É Mestre em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho, com formação em trauma, temáticas LGBTQIA+, violência doméstica e de género. Atualmente atua como psicóloga, investigadora e formadora.
Marco Gomes, com a idade de 39 anos, Professor Adjunto na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto. Investigador na área da Inteligência Artificial. É Diretor do CTeSP de Cibersegurança, Redes e Sistemas Informáticos e Presidente da Direção da Associação de Desenvolvimento Técnico-Profissional das Terras de Basto.
Francisca Sousa, com a idade de 24 anos e reside em Guimarães. É licenciada em História e mestranda em Ensino de História no 3.º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário na Universidade do Minho. Atualmente é professora na Escola Secundária Carlos Amarante.
Miguel Roque, com a idade de 42 anos, é arquiteto pela Universidade de Coimbra e pela RWTH Aachen. Trabalhou no atelier AmP em Espanha e foi professor assistente na Universidade de Coimbra. Presentemente é arquiteto fundador do atelier RAS·A e doutorando na Universidade de Coimbra.
Alexandra Vieira, tem 58 anos e reside em Braga. É licenciada em Ensino de História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho (1990), e mestre em Sociologia da Educação e Políticas Educativas, pela Universidade do Minho (2005). Tem uma pós-graduação em Administração Educacional. É professora de História na Escola Secundária de Barcelinhos. É dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Norte (SPN) em Braga desde 2017; é ativista pelos direitos humanos. Aderiu ao Bloco de Esquerda em 2015; integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda bem como o Grupo de Trabalho da Educação e as Comissão Coordenadora Concelhia de Braga. Foi deputada municipal na Assembleia Municipal de Braga de 2017 a 2021. Foi eleita deputada à Assembleia da República pelo distrito de Braga, em 2019; integrou as Comissões dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, Educação, Ciência, Juventude e Desporto e Comunicação e Cultura, bem como o Grupo de Trabalho para a Educação Inclusiva e o Grupo de Amizade Portugal-Finlândia, do qual foi presidente e que reuniu deputados com interesse na Educação e na Ciência. Foi candidata à Câmara de Braga em 2021.
Camilo Ferreira, 52 anos, é assistente operacional, é residente em Braga, coordenador do Serviço de Limpeza e Recolha de Resíduos e é atualmente o Coordenador da Comissão de Trabalhadores do Hospital de Braga
Teresa Amorim, Teresa Amorim, 26 anos, criminóloga, licenciada em Criminologia e Justiça Criminal e Mestre em Crime, Diferença e Desigualdade pela Universidade do Minho. É ativista interseccional, envolvida em movimentos, coletivos e associações feministas, climáticos, LGBTQIAPN+, anti-racistas, anti-fascistas e pelos direitos humanos, trabalha como oficial de justiça.
Maximiliano Pereira, com a idade de 49 anos, 1° Escriturário na Empresa Bosch. Fui durante 10 anos Dirigente Sindical do SITE-Norte, Coordenador da Inter-jovem Braga e Representante no Comité Europeu de Empresas do grupo Bosch durante 7 anos. Atualmente é Membro da Comissão de Trabalhadores da Bosch e Representante do Comité Europeu de Empresa do Grupo Bosch em Portugal é eleito da Assembleia de Freguesia de Ferreiros e Gondizalves de Braga, pelo Bloco de Esquerda.
Manuela Airosa, com a idade de 53 anos, Professora de Educação Física. Membro da Assembleia da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, em Braga. Dirigente Concelhia e Distrital do Bloco de Esquerda. Presidente da Associação de Profissionais de Educação Física de Braga. Dirigente sindical.
Alshaarawi Salem, com a idade de 40 anos, É pós-doutorando e investigador em Optometria e Ciência da Visão na Universidade do Minho. Natural de Gaza, vive em Braga.
AndreiaFelizes, com a idade de 41 anos, médica de Cirurgia Pediatrica no Hospital de Braga, EPE. Foi dirigente associativa do Núcleo de estudantes de Medicina da Universidade de Coimbra. Coordenou um projecto de voluntariado internacional da Associação Nacional de Estudantes de Medicina. Foi voluntária da Cruz Vermelha Portuguesa e fez 2 missões de voluntariado internacional (nos Camarões e em São Tomé e Príncipe). Atualmente é membro do colégio de Cirurgia Pediátrica da Ordem dos Médicos.
Nuno Vale, 41 anos, natural de Vizela, é licenciado em Estatística Aplicada na Universidade do Minho. Trabalhou como inquiridor de sondagens no Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (CESOP) na Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é analista de dados na área da banca. É voluntário da ABRA – Associação Bracarense Amigos dos Animais. É ativista pela causa animal, pelo clima e pela sustentabilidade dos transportes públicos.
Sheila Khan, Sheila Kahn, 53 anos, é socióloga, investigadora do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias da Universidade Lusófona. É Professora na Universidade Lusófona e comentadora do painel do programa Debate Africano da RDP África. A sua investigação centra-se na memória e pós-memória, nas narrativas dos afrodescendentes e nos compromissos com as reparações históricas e o dever de memória numa perspectiva pós-colonial e comparativa. Entre as suas publicações mais recentes encontram-se: Sheila Khan e Sandra Sousa (2023), Djaimilia Pereira de Almeida: Tecelã de Mundos Passados e Presentes (Editora UMinho); Sheila Khan e Sandra Sousa (2024, em preparação), volume temático, Perspectivas Emergentes na Produção Cultural Afro-Descendente:Memória, Identidade e Diáspora Global, Revista Portuguese Literary & Cultural Studies.
Micaela Gomes, 27 anos, é de Cabanelas, Vila Verde. É engenheira têxtil e está a efetuar doutoramento na mesma área, na Universidade do Minho.
Manuel Pereira, tem 40 anos. Licenciou-se em engenharia mecânica no Porto; estudou também em Itália. Tem um curso de italiano e outro de russo. Trabalhou na construção metálica, no setor dos lacticínios e, atualmente, na indústria automóvel. Pertenceu a diversas associações sem fins lucrativos.
Ana Afonso, com a idade de 38 anos, investigadora em Astrofísica, residente nas Caldas das Taipas (Guimarães). Cresceu em Esposende, região com a qual mantém fortes laços afetivos. É representante nacional no Comité de Utilizadores do Observatório Europeu do Sul (ESO) e Vice-presidente da Associação Portuguesa de Doentes de Urticária.
CANDIDATAS/OS SUPLENTES
Renato Silva, tem 53 anos. Professor de Biologia e Geologia. Dirigente sindical. Ativista pelos direitos das pessoas migrantes. Dirigente Concelhio do Bloco de Esquerda
Beatriz Coelho, com a idade de 22 anos, criminóloga, licenciada em Criminologia e Justiça Criminal pela Universidade do Minho. É voluntária em diversos projetos no âmbito da prevenção com jovens e crianças, e no âmbito da ressocialização com reclusos em Estabelecimentos Prisionais. É ativista interseccional, estando em coletivos e movimentos feministas, LGBTQIAP+, anti-racistas e pelos direitos humanos.
Rui Antunes, com a idade de 34 anos, Técnico Superior. Doutorando em Ciência e Tecnologia Web, mestre em Gestão Pública, pós-graduado em Sistemas de Informação e em Digitalização da Administração Pública, licenciado em Gestão
Ângela Santos, com a idade de 42 anos, natural do Reino Unido e a viver em Braga desde os 11 anos. Licenciada em Direito e atualmente a exercer funções de Tecnica Superior na ACT, tendo trabalhado anteriormente na Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação como gestora de projetos e no Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial da Universidade de Évora.
José Maria Cardoso, tem 62 anos e reside em Barcelos onde é professor. É licenciado em Geografia e pós-graduado em Sociologia Portuguesa Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É dirigente sindical do Sindicato dos Professores do Norte (SPN). José Maria Cardoso integra a Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, é membro da coordenadora concelhia de Barcelos e da coordenadora e do secretariado distrital de Braga. Membro do Bloco de Esquerda desde a sua fundação, foi cabeça de lista pelo círculo de Braga às eleições legislativas de 2002 e segundo candidato em 2005 e em 2009. Foi cabeça de lista à Câmara Municipal de Barcelos em 2001 e 2013 e à Assembleia Municipal de Barcelos em 2009, 2017 e 2021 sendo atualmente deputado municipal. Foi cabeça-de-lista pelo distrito de Braga às eleições legislativas de 2019 e 2022, tendo sido eleito deputado à Assembleia da República em 2019. No Parlamento nacional desempenhou os cargos de Presidente da Comissão de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, Vice-presidente da Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local e Presidente do Grupo de Amizade parlamentar Portugal / México.
MANDATÁRIO
Manuel Sarmento, com a idade de 70 anos, Professor associado com Agregação no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Doutorado em Estudos da Criança, área de especialização em Estudos Sócio-educativos. Agregação em Sociologia da Infância. Professor Visitante em várias universidades brasileiras e francesas. Membro da Direção do ProChild CoLAB. É o atual diretor do mestrado em Estudos da Criança e foi diretor do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança e do Departamento de Ciências Sociais da Educação da Universidade do Minho.
Foi membro do Conselho Nacional da Educação de Portugal (2005-2009). Autor ou coautor de 17 livros e para cima de uma centena de artigos científicos publicados em várias línguas. Diretor da revista Investigar em Educação, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.