Share |

Bloco reúne com a Associação Portuguesa de Podologia

Uma delegação do Bloco de Esquerda esteve, na tarde desta segunda-feira, reunida com o Presidente da Associação Portuguesa de Podologia, Dr. Manuel Portela, a fim de conhecer a realidade desta atividade profissional.

No final do encontro realizado em Braga, Alexandra Vieira, deputada do Bloco de Esquerda eleita pelo circulo eleitoral de Braga, lembrou que este encontro surge na sequência de outros encontros e tinha como objetivo acompanhar a aplicação do decreto de reconhecimento da profissão.

A deputada afirma que “apesar da existência do decreto-lei, há ainda um longo caminho a percorrer para a sua regulamentação”, exemplificando algumas medidas que falta pôr em prática, nomeadamente, a criação da comissão de avaliação processos de reconhecimento de podologistas estrangeiros, o licenciamento de medicamentos anestésicos por parte do Infarmed e a definição de um simpósium terapeutico.

Alexandra Vieira referiu ainda a importância de valorizar esta profissão e inclui-la nos cuidados de saúde primários. “O reconhecimento destes profissionais deve ser acompanhado pela sua inclusão nos centros de saúde, de forma a apostar na prevenção e não apenas nos tratamentos”, conclui.