
No dia 6 de Setembro, às 10h00 da manhã, decorreu uma reunião entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e uma delegação do Bloco de Esquerda composta por Alexandra Vieira e António Lima, candidata e candidato à Câmara e Assembleia Municipal de Braga, Manuel Carlos Silva e José Maria Cardoso, candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Barcelos, Ricardo Cerqueira, candidato à Assembleia Municipal de Vila Verde, Sónia Ribeiro, candidata à Assembleia Municipal de Guimarães e Carlos Machado, candidato à Assembleia Municipal da Póvoa de Lanhoso.
O Bloco de Esquerda foi a primeira força política a reunir com a CIM do Cávado neste período autárquico. Neste encontro, dos vários assuntos discutidos, os transportes públicos e a mobilidade tiverem especial relevo, tendo as candidaturas do Bloco de Esquerda dado importância à aplicação do segundo Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), de forma a ultrapassar as lacunas existentes, com especial atenção para a mobilidade intermunicipal, com o intuito de mudar a mobilidade no distrito. As candidaturas do Bloco de Esquerda consideram que é premente que a necessidade de utilizar transporte individual seja cada vez menor, tal como está previsto nas metas europeias de descarbonização.
Com o conhecimento do aumento das competências das diferentes CIMs, a delegação do Bloco de Esquerda reforça a ideia que a discussão da regionalização tem que novamente fazer parte da agenda política nacional. É necessário criar uma estrutura intermédia, entre o poder central e as autarquias, que permita dar uma reposta com mais meios, quer a nível de pessoal quer a nível de dotação orçamental.
O Bloco de Esquerda saúda os planos municipais de igualdade de género que a CIM do Cávado está a trabalhar, considerando esse aspeto um avanço necessário na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária.