
A Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, esteve em Braga, na tarde deste domingo, para a sessão de encerramento do Inconformação e apelou à mobilização dos jovens contra a construção do novo aeroporto do Montijo.
Catarina Martins afirmou que o Governo não conta com o Bloco para uma alteração legislativa para impor o aeroporto do Montijo, e que a solução tem de ser em nome do interesse público e do ambiente e não pode ser feita à medida da empresa Vinci.
A coordenadora bloquista lembrou que a Avaliação do Impacte Ambiental do aeroporto do Montijo revela “coisas muito preocupantes sobre a biodiversidade, sobre algumas espécies, nomeadamente aves, preocupantes sobre o futuro, porque a zona onde se quer fazer o aeroporto é uma zona que poderá ficar submersa em alguns anos”.
Catarina Martins afirmou que também é preocupante que se verifique que o aeroporto do Montijo não substitui, de forma alguma, uma extensão do aeroporto de Lisboa, “e, portanto, não serve para aquilo que nos tinham dito que ia servir, que era tirar tantos aviões do mesmo sítio, com todos os problemas ambientais que isso causa”.
De acordo com Catarina Martins, o que está realmente em causa, é que a Vinci, a empresa a que foram vendidos os aeroportos portugueses, sabe que tem de fazer um novo aeroporto e quer fazer o aeroporto mais barato possível.
Não é, portanto, verdade que fazer o aeroporto no Montijo seja seguro, que seja uma boa solução no que respeita à circulação dos aviões, às questões ambientais, à subida das águas a longo prazo, como também não é verdade que sirva para retirar os aviões de Lisboa, até porque já estão a estender o aeroporto Humberto Delgado para receber mais aviões.
O aeroporto ser, isso sim, “para aumentar o número de aviões, a poluição, o ruído, para mais populações”, lamentou Catarina Martins, salientando que um “aeroporto que é um perigo ambiental e é um perigo enquanto infraestrutura não deve ser construído”.
Catarina Martins apelou, por isso, à mobilização dos jovens contra a construção do novo aeroporto do Montijo. “No dia 13 de Março os jovens vão sair à rua e devem exigir medidas concretas que protejam o ambiente, mais ferrovia e menos aviões”.
O Inconformação é uma iniciativa promovida pela Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esuqerda que se realiza anualmente. O objetivo é debater um modelo de sociedade diferente e, este ano, discutiu-se alterações climáticas, racismo, feminismo, precariedade, ensino supeiror, alojamento extrema-direita.