O deputado do BE eleito pelo circulo de Braga inicia esta segunda-feira a sua participação na Cimeira do Clima, que decorre em Paris, como presidente da Comissão Parlamentar do Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.
Pedro Soares, que até quarta-feira, manterá uma intensa agenda de reuniões intergovernamentais e interparlamentares com representantes dos países participantes, considera fundamental que, ao contrário do que aconteceu em Copenhaga, se atinja um acordo para limitar a 2 graus centígrados a subida média da temperatura até final do século.
Para isso é necessário, refere Pedro Soares, "que seja criado um fundo de apoio aos países em desenvolvimento e uma transformação do modelo económico, que promova a transição energética e evite a delapidação dos recursos fósseis".
O deputado bracarense faz também questão de lamentar a proibição das manifestações, por parte do governo francês, lembrando que "o apoio e a participação populares são uma parte fundamental da democracia e da luta por uma outra política ambiental, que não se podem dispensar em nome da segurança".