Share |

Bloco reúne com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso

O deputado do Bloco de Esquerda, Pedro Soares, acompanhado por membros do núcleo da Póvoa de Lanhoso, esteve reunido com a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, para analisar questões relacionadas com a descentralização, o programa de redução tarifária nos transportes públicos, a política de proteção animal e os serviços de água e saneamento.

Em declarações efetuadas no final do encontro, Pedro Soares afirma que o processo de descentralização “não está a correr bem”, uma vez que “a maioria dos executivos municipais rejeitou a transferência de competências”. O deputado reforça a necessidade de uma “direção intermédia”, que seria concretizada através da regionalização.

“É o próprio executivo que reconhece que, não havendo pacote financeiro, a transferência de competências provocará problemas financeiros graves à autarquia, pelo que é necessário que a lei de financiamento das autarquias locais seja alterada e permita a transferência de verbas que não ponham em causa a saúde financeira da Câmara”, afirmou o deputado.

Sobre o plano de apoio à redução tarifária (PART), estipulado pelo Orçamento de Estado, Pedro Soares realça que os habitantes da Póvoa de Lanhoso utilizam os transportes públicos para Braga e Guimarães, sendo o preço dos passes “elevado”, representando um “encargo muito pesado”, principalmente para as famílias numerosas. Por isso, o deputado defende que “a redução do preço dos transportes é necessária e urgente, devendo ser aplicada já em Abril, conforme acontecerá para os utilizadores de Lisboa e Porto”.

Relativamente aos restantes temas em discussão, o deputado bloquista lamenta que “a cobertura dos serviços de água e saneamento seja deficitária” e espera que “seja possível a construção de um Centro de Recolha Oficial para breve”.