Share |

Apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda em Vieira do Minho

A apresentação da candidatura do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal de Vieira do Minho ocorreu na quinta-feira, dia 29, às 10h30, em Vieira do Minho. A iniciativa teve intervenções de José Maria Cardoso, deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Braga, e do candidato à Assembleia Municipal de Vieira do Minho, João Manuel Machado Oliveira.
 

João Oliveira tem 65 anos, é professor do 1º ciclo do ensino básico, ativista em prol da defesa dos serviços de saúde locais, dirigente do Sindicato dos Professores do Norte e presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Defesa dos Agricultores do Distrito de Braga. A candidatura do Bloco de Esquerda terá como lema “Faz falta na assembleia outra visão, melhor debate, melhor solução”.
 

Na sua intervenção João Oliveira, começou por enumerar as lutas em que o Bloco de Esquerda tem participado em Vieira do Minho, desde as denúncias relativamente às descargas poluentes nas ribeiras, no Rio Ave e na albufeira do Ermal, os alertas para o deficiente funcionamento da ETAR de Cubos e a constante defesa dos serviços de saúde, pugnando pela existência de um SAP noturno em Vieira do Minho.
 

As preocupações do candidato do Bloco de Esquerda são várias, como as questões da falta de emprego, transportes públicos insuficientes, uma rede de saneamento básico insuficiente, e, na questão do ambiente, tendo o candidato criticado a “falta de estratégias para a reflorestação da Cabreira com espécies autóctones e desenvolvimento da agricultura sustentável”.
 

Na ultima intervenção, José Maria Cardoso saudou o “amigo de longa data e coo-fundador do Bloco de Esquerda no distrito de Braga”, focando de seguida a questão ambiental em Vieira do Minho, referindo-se ao “atentado ambiental na Albufeira da Caniçada”, verificando-se que das ultimas 43 construções apenas uma não é ilegal. De seguida considerou que “é inaceitável que o atual presidente da Câmara de Vieira do Minho não se apresente numa audição parlamentar por videoconferência, quando o mesmo é um dos visados no assunto da audição, as construções da Caniçada”.
 

José Maria Cardoso terminou a intervenção referindo que “a voz do Bloco é importante e faz falta, não estivemos nos órgãos representativos em Vieira do Minho mas, não deixamos de pugnar pela justiça social, estando presentes nas lutas dos vieirenses”.