
O Bloco de Esquerda promoveu, na tarde desta segunda-feira, uma sessão pública para "prestar contas" sobre o trabalho desenvolvido na Assembleia da República.
Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda, eleito pelo círculo eleitoral de Braga, começou por referir algumas das últimas atividades relacionadas com o concelho, destacando "a oposição firme às tentativas de organização de atividades de caça à cabra montes no Parque Nacional Peneda Gerês".
Relativamente à descentralização de competências do Estado central nas autarquias, Pedro Soares manifestou "muita preocupação com a transferência de tarefas relacionadas com esta importante parte do território para as autarquias sem capacidade intelectual para lidar com estas problemáticas".
O deputado bloquista referiu ainda a visita à Escola Básica e Secundária Vieira de Araújo, que "apresenta graves problemas no edificado, como a cedência do telhado e a caixilharia que não acautela". Pedro Soares refere que "ao contrário da resposta do Ministério da Educação à pergunta apresentada pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, que dizia não haver perigos para a comunidade, o telhado cedeu, sorte ter sido no período de férias" e, por isso, continuará a acompanhar a situação.
Pedro Soares criticou ainda a condenação destes territórios à interiodidade, uma vez que "são fechados serviços públicos, empurrando as pessoas para os grandes centros urbanos". Para combater a desertificação, o deputado defende "a manutenção de serviços e a criação de emprego".