Bloco questiona Governo sobre descarga poluente em Vieira do Minho

Imagem de Vieira Do Minho TV (https://www.youtube.com/watch?v=y0wlqAoqNKU&feature=youtu.be)

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a uma descarga poluente que tingiu de branco a Ribeira de Tabuaças, em Vieira do Minho, no dia 8 de Outubro, entre a Central de Camionagem de Vieira do Minho e a Escola Básica Domingos de Abreu.

No documento entregue na Assembleia da República, os deputados afirmam que “é necessário a identificação e eliminação dos focos poluidores, a punição dos prevaricadores e a limpeza e restituição das condições naturais da ribeira de forma a proteger a biodiversidade”.

“A existência de um parque de lazer e de campismo junto à ribeira exige também a monitorização da qualidade da água para assegurar que não há perigos para a saúde pública”, acrescentam.

Os bloquistas querem, por isso, conhecer “que medidas vai o Ministério do Ambiente e da Ação Climática tomar para garantir a identificação das entidades poluidoras, a sua responsabilização, a cessação dos focos poluidores e a despoluição da linha de água afetada”. "Que medidas o Ministério assumiu ou vai assumir, eventualmente em articulação com o Município de Vieira do Minho, para pôr cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade da Ribeira de Tabuaças”, questionam ainda os deputados.

A Ribeira de Tabuaças, no concelho de Vieira do Minho, é um afluente do Rio Ave e passa pela zonas da Atafona, Eira Vedra, Parque dos Moinhos, Parque de Campismo e desagua na barragem do Ermal.

AnexoTamanho
pergunta_maac_poluicaoribeiratabuacasvm.pdf140.17 KB