Uma delegação do Bloco de Esquerda, composta pela deputada Alexandra Vieira e pelo dirigente concelhio José Alfredo Ribeiro, esteve reunida com a Direção Regional de Braga do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL).
Alexandra Vieira esclareceu que um dos objetivos do encontro era acompanhar a situação da condenação da Câmara Municipal de Braga no caso da aplicação indevida das 40 horas aos trabalhadores municipais.
A deputada salientou que este processo demonstra que as decisões arbitrárias do Senhor Presidente da Câmara, nomeadamente de alterar o horário sem consulta das estruturas representativas dos e das trabalhadoras, têm consequências e mostrou-se satisfeita pela decisão judicial de dar razão aos trabalhadores.
Alexandra Vieira esclarece que, de acordo com as informações transmitidas pelo STAL, a Câmara de Braga estará disponível para fazer os pagamentos das horas de trabalho prestadas a mais e informou que o Bloco de Esquerda continuará a acompanhar esta questão até todos o direitos dos trabalhadores estarem assegurados.
Outro assunto em cima da mesa foi o acordo de empresa que a AGERE está a tentar aplicar. Para a deputada, é inaceitável que esta empresa municipal esteja a propor aos trabalhadores um banco de 55 horas, querendo obrigar os funcionários a aumentos significativos da jornada laboral sem a devida compensação monetária.